#5 dicas de ouro para começar bem e aproveitar melhor o Wattpad

By | 08 julho
Apesar de ainda ser o sonho dourado de muito escritor, há muito tempo as editoras tradicionais deixaram de ser a única forma de levar histórias aos seus leitores.

Novas tecnologias e plataformas como blogs e o formato PDF há muito agem na internet como alternativa aos autores independentes, porém, só no inicio dessa década é que a chegada de novas plataformas e aparelhos de leitura portáteis transformaram definitivamente a transmissão de histórias. (O compartilhamento de histórias)

Na crista dessa nova onda de tendências está o Wattpad, o “Youtube do escritor”, o vale dos sonhos dos aspirantes a romancistas, um “lugar mágico” onde você pode arrebanhar multidões com suas histórias maravilhindas sem precisar do julgo de uma editora.

O único problema nesse sonho dourado é fato de que conseguir essa notoriedade não é nada fácil. É quase como ganhar na loteria, na verdade. Mas não é impossível, é bom lembrar.

Não ficar completamente perdido sem saber o que fazer para conseguir seu público parece o primeiro obstáculo para o autor que caiu de paraquedas na plataforma. Obviamente, não temos a receita mágica para o sucesso no Wattpad (até porque, eu mesmo também estou nessa busca), mas podemos oferecer os primeiros passos básicos e certeiros, aqueles sempre indicados por todo autor de sucesso que encontramos por lá.

Se interessou? Então continue lendo esse artigo para conhece as 5 dicas de ouro para começar bem no Wattpad.


1 – cuidado com a revisão

Isso é o básico do básico e, por incrível que pareça, ainda é um dos critérios mais ignorados por escritores iniciantes.

Como já comentado em um artigo aqui, você cria armadilhas para sua própria carreira. Uma delas sem dúvidas é o desleixo com seu material, seu produto (ficou puto porque me referi ao seu livro como material? Mas é o que ele é, sinto muito).

Nada brocha mais um leitor do que colecionar leitura de erros de português e gramatica em um livro. Ele não tem resistência a isso (e nem deve) e vai largar mão de seu livro sem titubear.

2 – Não ser mendigo 

Você postou seu livro no Wattpad e agora se pergunta como fazer ele ter tantas leituras quanto os dos prodígios que você segue. A resposta com certeza não é encher o saco desses outros escritores pedindo que leia o seu trabalho tentando assim arrastar os leitores deles por tabela.

Ainda sou novo no Wattpad, admito, mas já sei bem como é chato o cara ir nos comentários do seu livro, mentir, dizer que leu e logo em seguida jogar um pedido de leitura com sinopse e tudo. Na boa, não faça isso. Não existe maior tiro no pé.

3 – Periodicidade

Outra coisa que afasta leitores de sua obra é a incerteza de quando irá ler o próximo capítulo da mesma. Leitores gostam de ter a segurança de quando vão poder continuar devorando uma trama, então, invista em uma periodicidade sólida. Programa-se, não saia escrevendo e postando, para não travar na criação e acabar deixando seus leitores na mão. Programe-se para sempre ter dois ou três capítulos prontos à frente, ou melhor ainda, dê preferencia a postar o livro apenas depois que ele esteja devidamente finalizado.

Não subestime o rancor de um leitor abandonado por uma história parada ou inacabada. Esse é o tipo de atenção que você não quer.

4 – Chamada para a ação

Call to action é um termo muito usado no marketing de conteúdos para blogs que, basicamente significa chamar, incentivar o leitor à uma ação, no caso de blogs, curtir ou compartilhar determinado conteúdo.

Isso também pode se aplicar nos seus textos no Wattpad. Você já deve ter lido alguns livros lá que ao fim de cada

capítulo o autor abre parênteses para falar diretamente com o leitor, o convidando para votar ou comentar aquele capitulo. Faça o mesmo. Crie formas divertidas e criativas de se comunicar com seus leitores ao fim de seus capítulos convidando-os a ajudar sua história com votos ou comentários.

Lembre-se, uma história bem votada e comentada sempre poderá aparecer entre os destaques da plataforma, e ai, é uma enxurrada de leitores meu amigo(a).

5 – Interatividade

Não existe nada mais frustrante do que esperar por uma resposta que não vem. Eu, e acho que todo mundo, fico para morrer com isso no “Zap”. No Wattpad não é diferente. Os leitores gostam de saber que você leu o comentário ou mensagem dele, e mais que isso, se importa ao ponto de responder. Não deixe de responder a cada comentário em seu livro, isso é muito importante para gerar interação entre você e seus leitores. Essa interação será muito importante quando você quiser, por exemplo, bolar uma promoção sobre seu livro ou contar com seus leitores na divulgação de novas histórias nas mídias sociais.

Finalizando: 


É sempre bom lembrar que o Wattpad é sim uma ótima ferramenta para quem busca encurtar o caminho entre suas histórias e seus leitores. Mesmo assim, vários autores são unânimes quando dizem que ele não deve ser usado como ferramenta única na máquina de produção do escritor.

Use o Wattpad como mais uma alternativa para as pessoas encontrarem e conhecerem o seu trabalho, colocando-o para trabalhar em conjunto com outras ferramentas de alcance como publicação na Amazon, blog, mídias sociais e etc.

EI, ESCRITOR: RECADO DO BLOG!

Curtiu o conteúdo? Gostaria de ajudar o blog a continuar crescendo? É muito SIMPLES. Basta deixar um comentário aqui em baixo ou compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Sua opinião é a MELHOR PARTE de nosso trabalho
Postagem mais antiga