Wattpad Stars – Se os gringos podem, por que nós não?

By | 18:45:00


Se você é um autor em inicio de carreira, um escritor buscando independência, ou simplesmente um leitor voraz, com certeza já deve conhecer bem o Wattpad, a plataforma para publicar textos que é considerada o “Youtube dos escritores” mundo afora.

Com versatilidade acoplada à dinâmica de uma mídia social, o Wattpad se mostra como uma porta/vitrine democrática, onde qualquer um pode publicar e possivelmente conseguir milhares de leitores. Tá, isso tú já sabe, não é?

Mas, e depois de conseguir certo sucesso nessa plataforma, qual o próximo passo? Provavelmente usar essa projeção para alçar novos voos, como fisgar uma editora tradicional, por exemplo.

Porém, você sabia que existe, dentro do Wattpad, uma maneira para garfar conquistas como ganhar dinheiro com escrita ou ter reconhecimento de um livro publicado?

Então continue lendo esse artigo para conhecer mais sobre o Wattpad Stars, o programa que dá aquele empurrãozinho aos talentos do Wattpad.

O que é o Wattpad Stars?


O Wattpad Stars é um programa para escritores bem sucedidos dentro da plataforma. Ele funciona reconhecendo o trabalho duro das tais “Estrelas do wattpad”, conectando-as com empresas parceiras e oferecendo assim, oportunidade de levar a sua escrita à um próximo nível, além da possibilidade de ganhar uma graninha trampando para essas empresas. Nada mal, hã?

 “E como funciona essa coisa de trabalhar com marcas parceiras do Wattpad?” Você pode perguntar.

Simples, meu (minha) jovem perguntador(a); o autor pode ser contratado para escrever textos institucionais, ou até mesmo historias completas que contemplem o ponto de vista de determinada empresa/marca parceira, isso tudo com o dedinho do Wattpad apadrinhando.

Fora isso, que já não seria uma puta mão na roda, existe ainda a possibilidade de ter seu livro impresso. Isso mesmo, IMPRESSO. E o melhor, sem tirar um tostão de seu bolsinho cheio de vento.
O que acontece é que quem é contemplado pelo programa Wattpad Stars pode até ser ajudado a trazer sua historia para a tão sonhada forma impressa e coloca-la lá na prateleira de uma livraria, isso, claro, com a condição que a dita historia continue na plataforma. O wattpad não vai custear seu livro, mas vai servir como “atravessador” entre sua obra e uma editora. Existem mais algumas oportunidades que só a plataforma pode te oferecer.

Ai você também pode perguntar: “ Que raios de programa é esse que eu nunca ou vi falar, nem nunca vi ninguém participando? ”.

A resposta está no próprio Wattpad. A aba onde estão descritos todos os detalhes para o programa está na barra superior, que você teria visto se fuçasse mais na plataforma ao invés de só pesquisar fanfics (brincadeira, pessoal das fanfics); mais precisamente na sequência: “Comunidade>Escritores>Wattpad Stars”

Sobre quem já participou, vamos lá:

Casos de sucesso


Essas são mais informações que estão presentes na aba do programa Wattpad Stars e que dão conta de alguns casos de sucesso na plataforma, casos como:

Rebecca Sky
Escritora canadense com mais de meio milhão de leituras no Wattpad. Comissionada para escrever para a campanha de Athenos. Destaque no New York Times. Atualmente tem o lançamento do seu livro Arrowheart (da série The Love Curse) marcado para 2018 pela marca Hachette UK's Hodder Children.

Edward Mullen
Edward Mullen é um romancista, podcaster e blogueiro de Vancouver, Canadá. Sua novela de estreia, THE ART OF THE HUSTLE, foi publicada em 2 de agosto de 2012 com aclamação da crítica. Com uma base de fãs cada vez maior, ele lançou seu segundo livro - um livro de não ficção intitulado DESTINY AND FREE WILL, que explora a crença de que tudo acontece por um motivo. Um ano depois de sua novela de estreia, seu altamente esperado segundo romance foi lançado - PRODIGY - um conto futurista focado nos efeitos imprevistos da tecnologia.
Atualmente é Comissionado pela USA Network e A & E para escrever para o lançamento da série de televisão DIG e The Returned.

Benjamin Sobieck
Escritor comissionado, com mais de um milhão de leituras no Wattpad, dono do blog (crimefictionbook.com) de dicas para escritores.

Anna Todd
Autora de After e Before, best-sellers mundiais, que nasceram no Wattpad e alcançaram mais de um Bilhão de leituras antes que a plataforma a ajudasse a fechar um contrato de publicação bem gordo com uma editora. Ambos publicados até aqui no Brasil e com contrato com a Paramont para adaptação.

E mais...


Resumindo, o programa Wattpad Stars é a forma que os estrangeiros encontraram para fazer e oferecer oportunidades de negócio dentro da plataforma Wattpad.

Agora vem a parte chata. A parte onde estouro teu balão na cara dura.
Infelizmente, pesquisando muito, não consegui achar nenhum caso brasileiro (ou de outra nacionalidade) de sucesso relacionado ao programa, o que é uma pena, e bem estranho, diga-se de passagem.

Isso só pode significar duas coisas:

1 – Eu sou um tremendo incompetente fazendo pesquisa de pauta.

2- Ao que parece, eles apenas aceitam autores de historias escritas em inglês. Não consegui informações que mostrem o contrário.

Mas, Caso você conheça algum brasileiro (ou de outra nacionalidade) envolvido com o programa, nos informe. Para identificar quem faz parte da muvuca é muito simples, basta procurar o selinho “estrela do Wattpad” simbolizado pelo “W” que fica ao lado da foto do autor.

Se é verdade que autores que não falam inglês não possam participar, estaremos diante de uma injustiça da porra, visto que nossos autores têm sim potencial e o que é necessário para florescer dentro de uma proposta assim. Temos leitores, temos mercado, e não venha dizer que isso ainda não existe por aqui. Se os gringos podem, por que nós não?

Sendo assim faço um apelo para você que usa o Wattpad, seja como autor, leitor ou ambos. Vamos questionar isso direto com o wattpad. Vamos bombardear a plataforma, seja em sua área de atendimento ao publico, ou em suas mídias sociais. Vamos flodar!

Façamos nossa voz ser ouvida e mostrar ao wattpad que o Brasil também merece ter seu próprio wattpad Stars.

EI, ESCRITOR: RECADO DO BLOG!
Curtiu o conteúdo? Gostaria de ajudar o blog a continuar crescendo? É Muito SIMPLES. Basta deixar um comentário aqui em baixo ou compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Sua opinião é a MELHOR PARTE de nosso trabalho.


Postagem mais recente Postagem mais antiga