Instagrams literários que você precisa conhecer

By | 03:24:00

Foi-se o tempo em que ter acesso a livros limitava-se a visitar bibliotecas municipais e escolares ou uma livraria nos grandes centros das cidades ou shopping centers. Com o tempo (graças a Deus!) a internet se tornou a maior vitrine para leitores e autores se encontrarem. O primeiro passo foi dado anos atrás pelos blogs especializados, porém com o tempo, a literatura invadiu outras mídias as quais, de início, teria pouco apelo como: Youtube e principalmente o Instagram. E é sobre essa segunda rede social que falaremos.

O Instagram, que surgiu com a proposta de ser um grande álbum de fotografias mundial, jamais imaginou que em seu grande acervo de imagens existiriam tantas e tantas fotografias super elaboradas que acabaram se tornando uma nova mídia para escritores de todo mundo e uma atividade que até gera renda e novas parcerias para ambas as partes. Hoje, no Indie ou Sorte vamos falar sobre esses IGs (perfis de Instagram) literários: os melhores que encontramos no país, suas peculiaridades e até dicas para você começar o seu próprio IG literário e se tornar uma dessas milhares de personalidades que tanto divulgam a nossa literatura nacional.

Critérios:

Primeiramente, quero dizer que a definição de MELHOR será sempre pautada por questões subjetivas e, portanto, sempre acarretará em discordâncias. Dessa forma decidimos escolher IGs principalmente com o foco na literatura nacional. Muitos IGs literários que são ótimos têm o foco nas belas fotografias de livros, muitos internacionais, mas como o nosso objetivo é valorizar a literatura nacional independente, então talvez nossa avaliação não esteja em concordância com muitas pessoas. Dessa forma, pedimos que abra o seu coração e caso tenha algum outro IG que não escolhemos, mas que se encaixe nos nossos critérios, deixe um comentário aqui divulgando e até criticando nossas escolhas (são muitos e, portanto, temos sempre uma considerável margem de erro), mas sem mais enrolação, vamos aos critérios:

Dividimos os igs em 4 categorias distintas, são elas:
* Igs com menos de mil seguidores, com menos de cinco mil seguidores, com mais de cinco mil seguidores e com mais de dez mil seguidores. Exatamente isso que você está lendo; nós não usaremos como critério único a fama do Ig.
* Também avaliamos a quantidade de resenhas de livros nacionais, satisfação dos parceiros e interação com seguidores através de sorteios.
* Qualidade das imagens e das resenhas feitas no IG.

Dessa maneira temos aqui 4 categorias distintas e muitos, mas muuuuuitos ótimos candidatos. A avaliação demorou 2 meses de pesquisa, e ao fim de milhões de fotos vistas chegamos aos maravilhosos vencedores:

Categoria menos de 1000 seguidores:

1 @pinguimliterario

Esse perfil que é bem novinho tem como principal diferença o fato que a dona do IG não importa em ler livros digitais (existem alguns IGs que só aceitam fazer parcerias com autores que disponibilizam livros físicos). Esse diferencial torna a experiência de parceria muito valiosa para autores que por exemplo ainda não publicaram livros físicos, ou mesmo não têm condições de enviarem muitos livros para parceiros. É importante ressaltar que cada pessoa trabalha da maneira que acha mais confortável, dessa forma não estamos desvalorizando aqueles que só fecham parcerias com livros físicos (a dona do IG também recebe estes), mas de valorizar aqueles que dão ainda mais oportunidade para os independentes.

2 @livratica

A quantidade de seguidores desse IG não corresponde a qualidade do trabalho, porém é muito fácil ver pelas curtidas que os seguidores realmente gostam das postagens. Livrática é Ig que em suas postagens tem tantas curtidas quanto perfis com 50 vezes o seu número de seguidores. O foco do IG é, sem dúvida, a literatura nacional, além de ter fotos belíssimas.

3 @blog.entreparenteses

Este é mais um dos casos de IGs com ótima qualidade que ainda não possui o número de seguidores que merece. O foco não é somente na literatura nacional, mas possui bons títulos em suas postagens e as fotos são muito bem trabalhadas.

Categoria menos de 5.000 seguidores:

1 @omeninoquele

Os fãs do perfil simplesmente idolatram as imagens sempre cheias de composições que tornam o perfil quase uma exposição de arte fotográfica. Nesse quesito o IG é referência, sendo um dos mais repostados de todo Instagram. Não é difícil se pegar passando vários minutos admirando o feed de imagens desse IG.

2 @sahliterariando

Esse perfil tem muito do que estamos falando sobre uma iniciativa que privilegia a literatura nacional. Muitos livros, fotos de autores e ótimas resenhas. Essa é uma ótima dica para os fãs de romances e Young-adults.

3 @rabiscoliterário

O rabisco literário é um do IGs literários mais divertidos que conheci durante toda essa pesquisa. Além de ter muitas postagens com belíssimas fotos, ele se diferencia por ótimas sinopses, resenhas, sorteios e entrevistas com parceiros. É sem dúvida uma ótima vitrine para novos autores.

Categoria acima de 5.000 seguidores:

1 @luentrelivros

É impossível falar no Brasil sobre IGs literários e não falar do ótimo @luentrelivros. Esse perfil que está muito perto dos 10 mil seguidores é um dos mais atuantes no que se refere a conteúdo, seja nacional, independente e internacional. Esse é um daqueles trabalhos que possui todos os nossos quesitos no mais alto patamar. As fotos são incríveis, as resenhas sempre muito bem construídas e a quantidade de postagens que o dono do perfil faz por dia é digna de uma redação jornalística. Por esses motivos os parceiros adoram o IG. Dessa forma seria impossível não colocá-lo em primeiro lugar

2 @xonoulivros

Nada pode ser mais incrível que uma parceira que faz tudo por seus autores. Essa é a Dulcy, baianinha dona do perfil xonoulivros. Esse IG se diferencia pela forma como sua dona trata os autores nacionais. Com anúncios de eventos, divulgação de valores e onde comprar os livros nacionais. Este é o sonho de todo autor iniciante que tem neste perfil do Instagram uma grande plataforma de divulgação.

3 @queriaseralice

Esse é um caso bastante curioso, pois não encontramos nenhum livro nacional nas postagens, porém, depois de uma maior pesquisa nos deparamos com imagens e algumas ótimas resenhas de obras nacionais, sendo assim, seria injusto não colocá-lo nesta posição devido à enorme qualidade das fotos e também porque foi uma verdadeira unanimidade entre os instagramers citar o perfil como uma referência para eles.

Categoria acima de 10.000 seguidores:

1 @sessaodoslivros2

Se existe um trabalho que representa bem o pioneirismo dentre os IGs literários, sem dúvidas é este. O projeto que começou com um blog literário há muito tempo,  soube se reinventar e conquistar quase 40 mil seguidores ao longo dos últimos anos. Além da enorme vitrine de divulgação para novos escritores, este IG ainda é um dos que mais faz sorteios.

2 @one_books

Mais um IG de muito sucesso que dá muita moral para os autores nacionais. Belas composições de fotos, sempre muito divertidas e com muito conteúdo diversificado. Gostamos principalmente da preocupação em mostrar o perfil dos autores dos livros, sem dúvidas uma demonstração de muito carinho e comprometimento com o nacional.

3 @academicoliterario

Esse não é exatamente um perfil literário com foco em literatura nacional, mas também divulga alguns nacionais. Curiosamente, à medida que encontramos IGs literários com mais seguidores percebemos que estes tinham menos espaço para os nossos escritores, até por isso saudamos ainda mais aqueles que possuem grande visibilidade e que divulgam nossos artistas.

Menções honrosas:

Muitos outros IGs mereciam ser destacados e foi um grande desafio escolher apenas alguns de tantas outras iniciativas maravilhosas. Dessa forma, queremos citar os ótimos trabalhos:

@mochilaliteraria
@livrosqueeuli
@eumeuslivrosevc
@enjoybookss
@bomdialivros
@umtrechoamais

Dentre muitos outros.

E CLARO, NOS SIGA TAMBÉM, UÉ! >>> @rob_silver13
Antes de tudo, essa matéria é mais que apenas uma avaliação, mas também uma homenagem a estes e a todos os outros maravilhosos trabalhos de divulgação da literatura no país.

EI, ESCRITOR: RECADO DO BLOG!
Curtiu o conteúdo? Gostaria de ajudar o blog a continuar crescendo? É Muito SIMPLES. Basta deixar um comentário aqui em baixo ou compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Sua opinião é a MELHOR PARTE de nosso trabalho.



Postagem mais recente Postagem mais antiga