7 blogs para aprender a gostar e ficar expert em literatura rapidinho

By | 15:34:00

Tenho certeza que assim como eu você também já deve ter passado pelo suplício que era quando aquele(a) professor(a) tentava te fazer gostar de literatura te empurrando um Dom Casmurro ou um Primo Basílio goela abaixo.

E quando pedia um resumão então? Jesus amado...

Não desmerecendo os clássicos de nossa literatura, mas, vamos combinar que tentar fazer uma criança/pré/adolescente gostar de literatura na marra, lhe impondo de início algo tão denso, seria o mesmo que dar feijoada para um bebê como primeira refeição. O resultado para ambos os casos certamente seria uma indigestão e repulsa por aquele “Alimento” para o resto da vida.

Infelizmente os programas de incentivo a leitura que ainda vemos nas escolas hoje em dia continuam atrasados e preferem afastar coisas que estão mais próximas do gosto dessa juventude como Quadrinhos e Literatura Fantástica.

E mesmo hoje, depois de adquirido certo gosto pela leitura, ainda sofremos reflexos desse método engessado de ensinar a “gostar de ler” que nosso sistema de ensino um dia tentou nos passar e que ainda hoje nos empurra para uma preguiça cultural.

O habito da leitura é algo que requer treino até deixar de ser uma obrigação e se tornar um prazer, e quanto mais chato for esse caminho, pior fica de ir adiante.

Quando vamos procurar nos aprofundar para evoluir tanto como leitores ou como escritores, quase sempre esbarramos em materiais de linguajar defasado, ou até mesmo obsoleto. Não estou dizendo para vulgarizar tudo, ou simplificar geral, mas pelo amor de Deus, estamos em 2016.

Afinal, se você deseja escrever um livro e ser um autor reconhecido, mais do que escrever muito, é necessário que você também leia muito e saiba bastante sobre o mundo onde quer se enfiar, não acha?

Então, me diga. Não seria legal encontrar uma nova maneira de curtir literatura que:

  • Lhe entregasse algo mais “mastigadinho”, ou “daora”, como dizem?

  • Passasse longe do garbo enfadonho que as escolas tentam te forçar a gostar?

  • Fosse algo que funcionasse bem tanto para um leitor mais voraz quanto para um leitor iniciante?
  •  
  • Mostrasse formas de te ajudar a aumentar seus conhecimentos de maneira divertida, como quando você está numa descontraída roda de amigos e alguém te conta algo que você não sabia?

Pois é. Por isso que temos que dar graças ao criador por termos essa lindeza chamada internet.

Então, se você quer iniciar aquele seu amigo no mundo mágico da literatura, ou se não tem muito tempo (ou é preguiçoso mesmo) de ler muitos livros e mesmo assim gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto para, quem sabe, se tornar um autor melhor, ou simplesmente arrasar naquela roda de amigos amantes de livros, veio ao lugar certo.

Continue lendo para conhecer os 5 melhores blogs para começar a gosta ficar craque em literatura rapidinho.

Lembrando que quando dizemos blogs, também nos referimos, além do conteúdo de texto, aos de áudio como podcasts ou de vídeos como canais do youtube ou qualquer outra forma de expressão que ajude na hora de criar o gosto pela leitura.

 Então, vamos a eles:

Leitor Cabuloso

Muitas matérias interessantes sobre quadrinhos, cinema e literatura sempre com uma linguagem que te faz achar que não está lendo um artigo, e sim tendo uma conversa com aquele amigo que sabe fazer boas indicações. Sem falar no seu ponto forte, seu Podcast, o Cabuloso Cast onde a equipe do blog aborda os mais diversos assuntos do mundo da literatura nacional e internacional de forma interessante e descontraída. (Acesse o leitor cabuloso aqui)

Literatortura


Um do mais acessados portais de literatura nacional. Resenhas, poesia, matérias, além de brincadeiras com clássicos de nossa literatura são o ponto forte do Literatortura. (Acesse o Literatortura aqui)


Escambau


Muito mais que um site sobre cultura e arte. O Escambau é resultado do trabalho conjunto dos Escambanautas, um grupo preocupado em produzir, escrever, compor, desenhar, pintar, dançar, filmar, fotografar. Lá você encontra matérias, resenhas e um podcast de destaque, o Escambacast, tudo com uma linguagem própria e divertida. (Acesse o Escambau aqui)

Jovem Nerd


Um dos maiores “conglomerados” de cultura pop da atualidade, esse blog trata de tudo que tenha a ver com a cultura nerd, porém, não muito incomum, aborda livros e autores em suas matérias, ou em seu podcast divertido e viciante de se ouvir. (Acesse o Jovem Nerd aqui)

Drone saltitante


Sob o comando do “rabugento” Igor Rodrigues, conhecido como o treteiro de plantão do Cabuloso cast, esse podcast aborda a literatura nacional e internacional sobre um olhar mais crítico, que dificilmente não nos arranca boas risadas e impressões em seus episódios.(Acesse O Drone Saltitante aqui)

Homo Literatus



O Homo Literatus resgata os clássicos, apresenta a vanguarda e ainda proporciona discussões literárias. Tudo isso, incentivando a produção de literatura a partir dos contos e crônicas publicados no site. Une ao seu redor um grupo de leitores que acredita e trabalha para fazer do Brasil um país “mais leitor”. (Acesse o Homo Literatus aqui)

Baião de Letras


O esforço, talento e vasto conhecimento de campo de Sergio Magalhães, editor do blog, fazem do Baião de letras um dos Blogs mais divertidos e agregadores para quem curte livros, quadrinhos e matérias sobre o mundo literário em geral. (Acesse o Baião de Letras aqui)

+Bonus Projeto Brasiliana Steampunk


A Proposta inovadora de Enéias Tavares que busca renovar o gosto pelos clássicos de nossa literatura. O projeto multimídia é encabeçado pelo romance. A Lição de anatomia do temível Dr. Louison (Editora Leya, 2014) que viaja por entre clássicos de autores de nossa literatura como Álvares de Azevedo, Inglês de Souza, Raul Pompéia, Aluízio de Azevedo, Machado de Assis e Lima Barreto, interligando acontecimentos e personagens famosos em uma trama de aventura e mistério rodada em um Brasil fantástico com temática Steampunk -- Pô, mais legal que isso, tá difícil.

Além do livro, o projeto conta com uma expansão em forma de card game chamada Cartas a Vapor, além de áudio livro e RPG. Com todo esse aparato o autor tem como objetivo principal colocar sua obra nas escolas de ensino médio em forma de suplementos escolares, e assim banir de vez o modo chato como os jovens aprendem sobre literatura nacional. (Acesse o Brasiliana Steampunk aqui)

Agora não tem mais desculpa. Quero todo mundo mergulhando de cabeça nessa nossa linda e emocionante literatura.

Curtiu o artigo? Que tal aquela curtida/comentário para nos ajudar no trampo? 
Postagem mais recente Postagem mais antiga