Bienal do Livro 2016 - Dez palestras imperdíveis para autores iniciantes

By | 13:02:00
Hoje, dia 26 de agosto, começa a vigésima quarta Bienal Internacional do livro do São Paulo, essa maravilhosa celebração a literatura no país que reúne todos os anos autores, editores, produtores, personalidades e amantes de literatura de todo o Brasil e de fora também. O evento deste ano promete trazer ao Pavilhão Anhembi em São Paulo um publico de mais de 700 mil pessoas. São 60 mil m² de área de evento onde as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país se dividem em espaços para lançamentos, espetáculos, palestras e recreação.

Mas, e você, autor independente que há séculos está com seu ingresso em mãos. Você sabia que na Bienal dá pra fazer muito mais do que comprar aquele livro que faltava em sua coleção, ou pegar o autografo daquele autor que você segue no Twitter? Sabia que além de tudo isso dá pra pegar ótimas oportunidades e dicas de como melhorar em sua carreira?

Pois confira agora a lista de 10 palestras e debates imperdíveis na Bienal do Livro 2016 para o autor iniciante que separamos especialmente para você.

- Laboratório Booktubers:

Laboratório Booktuber oferece ao público a oportunidade de encontros intimistas e maior conhecimento sobre a formação e atuação profissional de nossos booktubers convidados: Tatiana Feltrin (Tiny Little Things), Eduardo Cilto (Perdido nos Livros) e Pâmela Gonçalves (Garota It). Cada booktuber realizará dois encontros na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em meio a uma ambientação que simula os espaços utilizados pelos vlogueiros em seus vídeos.

Palestrantes:

Laura Bacellar:
Editora Chefe
Brasiliense
É formada em editoração pela USP e trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense.

26 agosto 2016, 16:00 - 17:00
Local: Estande Edições Sesc São Paulo

- Debate: Politicas públicas para o fomento do mercado editorial e da economia criativa

Palestrantes:

Lucinda Marques:
Diretora presidente
Editora IMEPH
Diretora presidente da Editora IMEPH, atualmente é presidente da Câmara Cearense do Livro – CCL.

Albanisa Dummar:
Editora
Diretora presidente do Armazém da Cultura, casa editora e espaço multicultural criado com a missão de ser um ambiente de referência para a promoção..

Fabiano dos Santos
SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO - CE
GOVERNO DO ESTADO DO CE
Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará/UFC, com mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Cortez
Editor
Proprietário da Editora e Livraria Cortez
Editor e proprietário da Editora e Livraria Cortez. Sua vida foi narrada no documentário “O semeador de livros”, do diretor Wagner Bezerra.

Rosa Zuccherato
Editora na empresa Editora Nova Alexandria.

26 agosto 2016, 16:00 - 17:00
Local: Cordel e Repente

- Publicações independentes com João Varella, Eduardo Lacerda e Bia Bittencourt. Mediação de Tiago Novaes

Para além das formas convencionais de publicações e distribuição de obras literárias, conheceremos propostas inovadoras no segmento e seus idealizadores.

Palestrantes:

João Varella:
Autor
Eduardo Lacerda:
Autor
Bia Bittencourt:
Autora
Tiago Novaes:
Escritor
Professor
Tradutor

-Bate papo: O Livro Digital, Etc e tal – com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago ferro

Os hábitos de leitura estão mudando. Até onde eles podem chegar? O que os e-books podem oferecer como diferencial para a geração atual que já nasce com dispositivos eletrônicos nas mãos? E para as gerações anteriores, acostumadas ao papel? Camila Cabete (Kobo), Jézio Gutierre (Editora Unesp) e Tiago Ferro (e-galáxia) conversam sobre possibilidades, inovações, modelos de negócio, experiências, experimentações e potencialidades para este novo universo de conhecimento compartilhado.

26 agosto 2016, 19:30 - 20:30
Local: Estande Edições Sesc São Paulo

- Palestra com Maurício de Sousa
80 anos de quadrinhos.

O cartunista é o pai da Mônica, da Magali, do Cebolinha, do Cascão e de tantos outros personagens que, desde a década de 1960, acompanham a infância de gerações de brasileiros. Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Com cerca de 1 bilhão de revistas vendidas nesses anos é responsável pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. Em 2010 foi eleito para a Academia Paulista de Letras e recebeu o título de Escritor do UNICEF para as crianças.

Palestrante

Maurício de Sousa:
Escritor
Turma da Mônica
O cartunista é o pai da Mônica, da Magali, do Cebolinha, do Cascão e de tantos outros personagens que, desde a década de 1960, acompanham as gerações de leitores de quadrinhos.

- Bate papo: Mitologias, sagas e afins – com Marcelo Oliveira Costa e Reginaldo Prandi

Desde o sucesso de autores como J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling, as sagas tem sido uma das maiores apostas do mercado editorial. Jovens do mundo inteiro buscam por aventuras fantásticas que tiveram suas raízes na mitologia clássica. Ao longo do tempo, histórias extraordinárias fizeram parte de diversas sociedades como a judaico-cristã, grega, romana, egípcia, hindu, mesopotâmica, chinesa, japonesa, celta e ameríndia.  Temas da mitologia, como a criação do mundo, o sentido da vida, os amores e a morte frequentam a imaginação humana através dos séculos. Para falar sobre a presença da mitologia na literatura, convidamos Marcello Oliveira Costa, coordenador de conteúdo do site Sobre Sagas e Reginaldo Prandi, professor Sênior do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, que irá abordar o livro Mitologia – Um guia dos mundos imaginários, de Christopher Dell.

Palestrantes.

Laura Bacellar:
Editora chefe da editora Brasiliense

27 agosto 2016, 19:30 - 20:30
Local: Estande Edições Sesc São Paulo

- O desempenho do mercado livreiro na ultima década

Uma análise de 10 anos da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial brasileiro.

Palestrante:

Leda Paulani:
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
FIPE – USP

28 agosto 2016, 10:00 - 11:00
Local: Espaço Ignácio Loyola Brandão

-Palestra de Tarryn Fisher e Jen Sterling

Tarryn Fisher - Autora best-seller do The New York Times, escreveu a “Trilogia Amor & Mentiras” (Love me With Lies): “A Oportunista”; “A Perversa” e “O Impostor”. Iniciou suas publicações de maneira independente e agora traz para o Brasil “A Oportunista”, sua primeira obra traduzida para o português, pela Faro Editorial. Em 2015, seu suspense, “Marrow”, ficou entre os cinco melhores livros de Suspense e Mistério do ano do portal Goodreads, disputando espaço com autores como Stephen King.

J. Sterling - Nasceu no sul da Califórnia, cresceu assistindo a jogos de beisebol do Los Angeles Dodgers e jogando softbol. Ela se formou em rádio, tevê e cinema, e trabalhou na indústria do entretenimento grande parte de sua vida. Best-seller do jornal "The New York Times", Jen Sterling – ou J. Sterling – é conhecida pelos best-sellers "O jogo perfeito", "O jogo mais doce" e "Virando o jogo", todos pela Faro Editorial.

Palestrantes
Tarryn Fisher

J. Sterling

28 agosto 2016, 14:00 - 15:00
Local: Arena Cultural BNDES

- Entre O Fantástico e o Suspense na literatura Brasileira – Com Affonso Solano e Raphael Montes. Mediação de Tiago Novaes

A produção literária ligada à fantasia, ficção e suspense ganha cada vez mais espaço nas livrarias e bibliotecas, mesclados à cultura pop, cinema e games. Os autores compartilharão suas experiências partindo de suas obras recentes.

28 agosto 2016, 18:00 - 19:00
Local: BiblioSesc - Praça da Palavra

- Empreendedor digital: A vida que você deseja com a renda que você merece.

Palestrantes:

Alan Pakes:
Autor
Editora Gente

Rafa Prado:
Autor
Editora Gente

Bruno Pinheiro:
Autor
Editora Gente

Rafael Seabra:
Autor
Editora Gente

Jober Chaves:
Autor
Editora Gente



O evento possui mais uma vasta gama de atrações. Lembrando que a Bienal Internacional do Livro vai até o dia 4 de setembro. Confira detalhes sobre horários e ingressos e programação direto no site oficial da Bienal AQUI
Postagem mais recente Postagem mais antiga